Ciência e Meio Ambiente Notícias

Temas

Home

Sustentável 2018 reúne lideranças para debater agenda do desenvolvimento

Promovido pelo CEBDS nona edição do Congresso Sustentável acontece na próxima terça-feira (11) em São Paulo com CEOs das maiores empresas e bancos do País

Na próxima terça-feira, dia 11 de setembro, lideranças multissetoriais vão debater “Qual é o País que os nossos negócios estão construindo?”. Esse é o tema escolhido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), ser uma linha mestra dos debates da nona edição do Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável (Sustentável 2018), que acontecerá no Teatro Santander, aberto ao público em geral e com transmissão online.

Estão entre os painelistas CEOs das empresas associadas ao CEBDS, como o Banco Santander, Shell, Ambev, Vestas, BRK Ambiental e Siemens, diretores da Phillip Morris, Vale, Itaú e Natura, e representantes do BID, IFC, Coalizão Brasil, CDP, iCS, Febraban e Ipam.

“O CEBDS tem como missão ser uma ponte para reunir governo, sociedade e empresas, facilitando a troca de experiências, a elaboração de políticas públicas e o engajamento da sociedade nas causas que permitam que o País percorra o caminho do desenvolvimento sustentável, pavimentando uma transição para uma nova economia de baixo carbono, com preservação dos recursos naturais e responsabilidade social”, afirma Marina Grossi, presidente da instituição, que possui 21 anos, e conta com 60 das maiores empresas do País, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos.

O evento deste ano marca a apresentação pública da Agenda CEBDS por um País Sustentável, que reúne 10 propostas na área de eficiência energética, reflorestamento, redução de emissões de gases do efeito estufa, incentivos à energia renovável, e promoção da igualdade de gênero e inclusão na contratação de trabalhadores.

As propostas foram construídas ao longo de meses no âmbito do Conselho de Líderes, que reúne os presidentes das empresas associadas, e estão sendo encaminhadas aos presidenciáveis. O tucano Geraldo Alckmin e o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, já receberam seus exemplares. Ciro Gomes, Marina Silva, Fernando Haddad e João Amoedo, também já possuem agenda para receber as propostas que serão debatidas no evento. Mais do que isso, o CEBDS pretende fazer um acompanhamento de perto da implementação das medidas nos próximos anos, e já começou no atual governo a apresentar estudos colaborativos para sua implementação.

Em julho, por exemplo a presidente do CEBDS, Marina Grossi, acompanhada dos presidentes da Shell, André Araújo; Siemens, André Clark; e Vestas, Rogério Zampronha, apresentou ao ministro da Fazenda estudo elaborado em parceria com o Banco Mundial, que apresenta as vantagens da criação de um mercado de carbono no Brasil, que incentive as empresas emissoras a investir em energia renovável, financiando a transição para uma matriz energética mais limpa.

“Quando falamos de sustentabilidade estamos sim falando de negócios e de geração de empregos. As perdas anuais cobertas pela indústria de seguros por conta de riscos climáticos entre 1980 e 2017 mais do que quintuplicou, com um salto de US$ 10 bilhões para US$ 55 bilhões. Ao mesmo tempo, a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) estima que a economia global poderá criar até 28 milhões de empregos no setor de energia renovável até 2050, com a descarbonização do sistema energético. E no Brasil, há um potencial imenso para assumirmos a frente das discussões em nível globais”, disse Marina, que é uma das oito lideranças mundiais com assento no Steering Committe da Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC), do Banco Mundial.

Prêmio Liderança Feminina 

Durante o Sustentável 2018 também serão reveladas as vencedoras das três categorias do Prêmio Liderança Feminina: Empresas Associadas, Iniciativa Novas Líderes e Voto Popular. O prêmio reconhece a atuação de mulheres de empresas, organizações do terceiro setor e governo, que trabalham em sinergia com um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU.

O Sustentável 2018 é patrocinado pelo Santander, Itaú, Braskem, Philip Morris, iCS e Instituto Arapyaú, e conta com apoio da Nespresso e Filtros Europa. O evento terá suas emissões de carbono compensadas, através de compra de créditos de carbono ou plantio de árvores, em parceria com a Neutralize Carbono.

Congresso Sustentável 2018

Data: 11 de setembro de 2018

Horário: 9h às 16h50

Local: Teatro Santander – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo

8h – 9h Credenciamento e café de boas-vindas

9h – 9h10 A arte de contar histórias, por Kiara Terra

9h15 – 9h30 Abertura

  • Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
  • Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil

9h30 – 10h40: Painel 1: Grande Diálogo Empresarial: Agenda por um País Sustentável – Visão de futuro do Brasil 

André Lopes de Araujo, presidente da Shell Brasil

     Bernardo Paiva, presidente Executivo da Ambev

  • Rogerio Zampronha, presidente na Vestas Brasil & Cone Sul
  • Teresa Vernaglia, presidente da BRK Ambiental

Moderação: Marina Grossi, presidente do CEBDS

10h40 – 10h45 Lançamento do estudo de viabilidade de financiamento para projetos de energia solar fotovoltaica

  • Mario Sérgio Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN

10h45 – 11h55 Painel 2: Grande Diálogo da Sociedade: Cooperação de agendas e formas de inovar.

Ana Toni, diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS)

  • Denise Hills, presidente da Rede Brasil do Pacto Global e superintendente de sustentabilidade e    negócios inclusivos do Itaú
  • Marcelo Furtado, integrante do Grupo Estratégico e Executivo da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e diretor executivo do Alana Foundation

Moderação: Ana Carolina Szklo, diretora de Desenvolvimento Institucional do CEBDS

11h55 – 12h05 Resultados do projeto: precificação de carbono para investidores e reguladores

  • Laura Albuquerque, assessora técnica do CEBDS
  • Lauro Marins, diretor executivo do CDP para América Latina

12h10 – 14h Intervalo para almoço

14h – 15h10 Painel 3: Qual a influência das Mudanças Climáticas no acesso ao capital?

  • Keyvan Macedo, gerente de Sustentabilidade da Natura
  • Pablo Cardinale, especialista em meio ambiente sênior do International Finance Corporation (IFC)
  • Lauro Marins, diretor executivo do CDP para América Latina

ModeraçãoMaria Netto, especialista líder em mercados financeiros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

15h10 – 16h20 Painel 4: Que sociedade nossos negócios estão construindo?

  • André Clark, presidente e CEO da Siemens no Brasil
  • Gabriela Wurcel, vice-presidente de Assuntos Corporativos para a América Latina & Canadá da Philip Morris International.
  • Luiz Eduardo Osorio, diretor executivo de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Vale
  • Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP

Moderação: André Guimarães, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam)

16h20 – 16h40 – Cerimônia de premiação do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina

16h40 – 16h50 Encerramento: Marina Grossi, presidente do CEBDS

Rua Domingos Marreiros, 49. Sala/210. CEP- 66.055-210
Belém - PA
Fone/Fax: 3242-5264
E-mail:
oliverbrasil9@gmail.com