Ciência e Meio Ambiente Notícias

Temas

Home

Laboratório de Inovação Financeira (LAB) apresenta novo cenário para economia verde do Brasil

O resultado das eleições de outubro no Brasil, além de definir os rumos da política econômica nacional para os próximos anos, cria expectativas para o estreitamento do diálogo entre as questões ambientais e a pauta de investimentos no país. Vale registrar que, em 2017, os títulos verdes no mercado mundial movimentaram mais de US$ 160 bilhões, com previsão de ampliar para US$ 200 bilhões, até o final de 2018. Neste cenário, as propostas para esta conjunção temática têm norteado a atuação do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), que acaba de completar seu primeiro ano.

Para celebrar a data, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), idealizadores do LAB, realizarão o Seminário “Inovar para transformar o desenvolvimento sustentável”, no próximo dia 13 de setembro, em São Paulo, quando serão apresentados os produtos desenvolvidos e em andamento, preparados pelos quatro grupos de trabalho (GT) que integram a iniciativa.

O LAB foi estruturado para incentivar a participação do setor privado na criação de produtos e soluções financeiras para os mercados que envolvem a oferta de serviços como de água, transporte, energia, agricultura, infraestrutura e financeiro, com a participação dos Sistema Nacional de Fomento (SNF). Constituído por quatro GTs, que atuam de forma segmentada nos temas Finanças Verdes, Fintechs, Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto e Títulos Verdes, o LAB tem como finalidade tornar o país uma referência em projetos e investimentos que incentivem a redução da emissão de carbono, tragam soluções de melhorias e adaptação climática, para o impacto social e para as finanças digitais.

O Laboratório de Inovações Financeiras (LAB) completa um ano com lançamento de produtos e publicações inéditos a serem apresentados ao mercado para a promoção de investimentos sustentáveis, incluindo pequenos e médios empreendedores. O evento é uma oportunidade de conhecer os produtos, como o Fundo de Eficiência Energética, o Fundo First Loss, o estudo sobre “Métricas para Avaliação Socioambiental” e a publicação sobre emissores e investidores no mercado de títulos verdes no Brasil. (#Envolverde)

Serviço:
Seminário “Inovar para transformar o desenvolvimento sustentável”
Dia: 13/9
Horário: 8h30 (wellcome coffee e credenciamento)
Local: Hotel Radisson Paulista – Alameda Santos, 85 – Jardins – São Paulo/SP

Rua Domingos Marreiros, 49. Sala/210. CEP- 66.055-210
Belém - PA
Fone/Fax: 3242-5264
E-mail:
oliverbrasil9@gmail.com