Ciência e Meio Ambiente Notícias

Temas

Home

São Francisco Xavier ganha parque com casarão centenário

Um imenso casarão, único modelo da arquitetura do final do século 19 e com foi sendo alterada até os anos do século passado,  apesar de fortes características que marcam a região, como as linhas colônias oriundas das fazendas cafeeiras. A construção feita na transição da cultura de café para a do gado leiteiro será o principal atrativo do novo parque municipal de São José dos Campos, desta vez criado em comemoração aos 126 anos do distrito de São Francisco Xavier, situado na Serra da Mantiqueira e na divisa com Minas Gerais.

A assinatura de decreto municipal que cria o novo espaço público, já adquirido desde 2010 pela prefeitura e praticamente abandonado na gestão passada, está sendo revitalizado para servir aos turistas de São Francisco Xavier, uma das localidades mais badaladas  no trecho paulista da Mantiqueira por sua potencial turístico com características sustentáveis.

O distrito é considerado área de proteção ambiental federal e estadual, além de estar amparado por lei municipal de preservação ambiental e ser a maior reserva de Mata Atlântica do município e um dos maiores da região, formando um extenso corredor ecológico entre Camanducaia (MG) até Campos do Jordão (SP).

A comunidade, principalmente professores e artistas, já procuravam utilizar o casarão da fazenda desde 2015, apesar dos problemas na construção que permaneceu muito tempo fechado ao acesso público. A construção que está sendo reparada tem grandes áreas verdes, com antigas araucárias e gramados que chegam até a estrada municipal Pedro Davi, em ótimas condições de conservação.

Outra novidade é que o distrito de São Francisco passa a contar com código de endereçamento postal (CEP) diferenciado por ruas. Antes o distrito tinha um cep único. O potencial voltado ao ecoturismo do distrito e suas práticas sustentáveis, além do clima serrano, onde chega a ter ocorrência de neve nos invernos mais rigorosos em seus cumes, trouxeram um investidor diferenciado e turistas que buscam as belezas naturais da Mantiqueira.

O distrito foi criado oficialmente por meio da lei estadual em 16 de agosto de 1.892.  Por longo período, a economia de sobrevivência foi exclusivamente voltada à agropecuária. O local ainda mantém a característica de um pequeno povoado do interior, preservando algumas tradições como o artesanato típico da região e festas religiosas.

Por outro lado, tem uma forte característica turística, com várias trilhas para caminhadas e prática do mountain bike. Também possui rampa de voo livre e vários pontos com altitudes apropriadas para saltos de paraglider. Conta ainda com diversos rios e córregos apropriados para a canoagem.

O Parque Municipal de São Francisco Xavier fica na área de antiga fazenda da família Bose, conhecida por abrigar o Casarão da Fazenda, edificação do século XIX, que dá destaque ao local. A área do parque, de mais de 170 mil metros quadrados, sendo em torno da metade composta por floresta nativa, foi adquirida pela Prefeitura em 2010 e desde então vem sendo utilizada pela comunidade para atividades de contato com a natureza e eventos culturais.

A edificação é cercada por espécies de araucárias e os palmitos-juçara,  com a vista da Serra dos Poncianos ao fundo, compõe uma das principais paisagem tida como um dos símbolos do Distrito. Esse parte da serra abriga os muriquis ou monocarvoeiros endêmicos, o maior primata da América Latina, e veados campeiros, suçuaranas e diversos tipos de aves nativas. (#Envolverde)

Rua Domingos Marreiros, 49. Sala/210. CEP- 66.055-210
Belém - PA
Fone/Fax: 3242-5264
E-mail:
oliverbrasil9@gmail.com