Ciência e Meio Ambiente Notícias

Temas

Home

Arqueólogos iniciam busca por tumba de esposa de Tutancâmon

Não há registros históricos sobre quando e como se deu a morte de Anchesenamon, esposa do jovem faraó


Vale dos Reis; Egito (Foto: Wikicommus)

Uma nova expedição de pesquisadores está procurando pelos restos mortais da esposa do faraó egípcio Tutancâmon, Anchesenamon. As escavações estão ocorrendo no Vale dos Reis, espaço onde foram construídas tumbas para monarcas e nobres durante o período do Império.

Os arqueólogos estão realizando escavações próximas à região conhecida por Vale do Oeste, ou Vale dos Macacos, espaço onde também foram encontradas as tumbas do faraó Ay (que reinou entre 1327 a 1323 d.C), sucessor de Tutancâmon. Além do lado oeste, muitas outras tumbas da realeza foram achadas na região leste do Vale dos Reis.

Leia mais:
+Arqueólogos encontram fósseis de antiga população nos Estados Unidos
+ O futuro da arqueologia depende de scanners 3D

Enquanto os pesquisadores vasculhavam próximo aos restos mortais do faraó Ay, eles encontraram um intrigante depósito. Analisado por imagens de radar, o local parece ser a entrada de um túmulo que está a cinco metros do chão.

Ainda que haja o indício, porém, os arqueólogos explicam que não há como ter certeza se há restos mortais de algum membro da realeza nesse depósito enquanto as escavações não forem finalizadas. Todavia, a expectativa dos cientistas é de que ali seja a tumba de Anchesenamon, que foi casada com Tutancâmon e também com o faraó Ay quando ficou viúva de seu primeiro marido.

O casamento com Ay é o último registro histórico que menciona a vida de Anchesenamon. Não se sabe ainda quando e como ela faleceu e muito menos onde seus restos mortais estão instalados. Na tumba de Ay, só há menção à sua outra esposa, Tey.

As escavações ainda estão em fase inicial.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Maispara ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Rua Domingos Marreiros, 49. Sala/210. CEP- 66.055-210
Belém - PA
Fone/Fax: 3242-5264
E-mail:
oliverbrasil9@gmail.com