Ciência e Meio Ambiente Notícias

Temas

Home

Um sintoma que pesa 20 mil toneladas por dia sobre o município de São Paulo. Vem aí o Encontro Lixo Zero 2019!

Queremos o pão de cada dia, mas não queremos o lixo. São 20 mil toneladas diárias de resíduos gerados em São Paulo e potencialmente 18 mil delas, ou seja, 90%, poderiam ser aproveitadas. Esta é a meta das cidades lixo zero: enviar para aterros sanitários menos de 10% de seus resíduos. Hoje, o município enfrenta estações de triagem, caminhões de coleta seletiva e cooperativas operando abaixo da capacidade; cidadãos ainda não comprometidos ou confusos quanto ao processo de encaminhamento de seus resíduos. Uma taxa de reciclagem de apenas 7% e aterros quase saturados.

E de quem é a responsabilidade sobre isso? De todos nós. E está na lei. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010 depois de 20 anos tramitando no Congresso Nacional, quem produz, comercializa e consome os produtos que geram resíduos participar da solução. Então Bora Causar!


Ilha de lixo no Rip Pinheiros. Foto de Carlos Alkmin.

Dia 28 de maio, na Unibes Cultural, vamos nos encontrar para entender o que pode ser feito. É o Encontro Lixo Zero, que foi criado para dialogar sobre desafios, boas práticas e inovações aplicáveis a cada município. Serão 50 cidades no Brasil tratando do tema em 2019, estimuladas pelo Instituto Lixo Zero Brasil, que abrirá o encontro paulistano com seu presidente, Rodrigo Sabatini, dando um panorama da situação no nosso país.

A programação terá três painéis ocupando o teatro da Unibes:

– Soluções para a cidade e seus cidadãos;

– Economia Circular: muito além da reciclagem;

-Inovação: como as novas tecnologias mudam o cenário dos resíduos.

No Terraço, a experiência O Lixo Nosso de Cada Dia apresenta alternativas para gerirmos corretamente os resíduos de nossas casas, empresas e bairros.

As rodas de conversa completam a programação, possibilitando o diálogo aberto sobre resíduos gerados pelo mercado da Cosmética; empreendedores que mudaram suas vidas para atuar com resíduos; catadores e movimentos periféricos, para quem o resíduo é solução; e estratégias de engajamento para sustentabilidade e regeneração do planeta.

Advogados, engenheiros ambientais, ativistas, cooperativas, educadores, políticos. Essa é uma conversa multidisciplinar e gratuita. Você está convidado a fazer parte!

O evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pela Casa Causa, com o apoio da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, da Unibes Cultural e das organizações Móveis Breton, Escola da CidadeSlow Market BR e Rádio Vozes, com patrocínio Nespresso.

A programação completa está no facebook https://bit.ly/ELZ_SP2019. As inscrições podem ser feitas pelo sympla https://www.sympla.com.br/encontro-lixo-zero-sao-paulo__519468.

Bora causar!

(#Envolverde)

Rua Domingos Marreiros, 49. Sala/210. CEP- 66.055-210
Belém - PA
Fone/Fax: 3242-5264
E-mail:
oliverbrasil9@gmail.com