Ciência e Meio Ambiente Notícias

Temas

Home

Dia Mundial da Água: cada vez mais escassa

A má gestão e o descuido são a causa da crise hídrica e da imundície dos oceanos. Mas ainda há tempo para uma reversão


escassez do líquido da vida já é uma realidade. 844 milhões de pessoas no mundo não tem água potável. Parte do globo vive essa falta no dia a dia, enquanto a outra tem a preciosidade ao seu dispor. O impasse poderá intensificar as mudanças no clima, os conflitos sociais e gerar custos à população. A boa notícia é que há tempo para mudar.

Apenas 1% da água doce do mundo é potável. Parece pouco, mas é uma quantidade mais do que suficiente para o consumo de mais de 7 bilhões de pessoas. Então como explicar a constante escassez?

Distribuição desigual, desmatamento, lixo descartado sem cuidado e descaso sãs as causas. Mesmo locais acostumados à abundância, como aqui no Brasil, começaram a suar com os efeitos do descaso. O país é a nação mais alagada da Terra, mas é também um péssimo exemplo no trato com o bem. O país desperdiça cerca de 40% de toda água tratada.

A água doce, de rios e lagos, vem sendo afogada ao se tornar depósito de toneladas de lixo e esgoto, o que coloca em risco a saúde de milhares de pessoas sem acesso a saneamento básico.

Rua Domingos Marreiros, 49. Sala/210. CEP- 66.055-210
Belém - PA
Fone/Fax: 3242-5264
E-mail:
oliverbrasil9@gmail.com